Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Trabalho em hotelaria desde 2007 e, durante estes anos, muitas têm sido as histórias que têm ficado por contar. Está na hora de algumas verem a luz do dia!
Olá e sejam muito bem-vindos!
Por norma não trabalho na receção ( pensando bem, ultimamente tem sido a norma, mas isso não interessa nada!). Mas cada vez que lá vou parar tem-me calhado os descontentamentos. E estava tudo bem se as pessoas não fossem arrogantes a falar...
Meus senhores! Se alguma coisa não está bem, fala-se no momento. Não é justo passar uma estadia inteira com um problema e só o referir no check-out quando já nada podemos fazer para melhorar o seu conforto.
Posto isto, deixo aqui um top 10 das "reclamações" mais ouvidas. Umas fáceis de resolver, outras... eh pá nem com um hotel diferente para cada um...
1- a TV não funciona - 99,9% das vezes está desligada da tomada ou no botão. Mas o pessoal como o comando não funciona. Está estragado! Fico piurça quando só me dizem isto no check-out e passaram a estadia inteira sem tv. Não havia necessidade disso...
2 - o colchão é duro...
3 - o colchão é mole... a par destas duas vem a almofada é alta e a almofada é baixa... pronto! Não conseguimos agradar a todos e tentamos ter qualquer coisa no meio... E sim! No nosso hotel há um menu de almofadas, para qu possa escolher a que mais lhe agrada: penas, visco, gel, etc... (chique! )
4 - o pequeno-almoço é muito cedo... entre as 7h e as 11h?! Mais do que isso passa a ser almoço. 🤷♀️ relembro que o check-out é até às 12h. Ok? É tempo mais que suficiente.
5 - o mini bar não tem quase nada. Ainda assim não consomem praticamente nada, para que querem um minibar recheado? Ah e aproveito para informar que antes de dizerem que não funciona, simmm! 99,9% das vezes é a ficha desligada. A culpa é das meninas das limpezas que adoram desligar tudo o que é aparelhos eletrónicos.
6 - não tenho luz no meu quarto (desta vez a culpa não é das meninas da limpeza) à entrada dos quartos existe um aparelho em que têm de inserir o cartão para ter luz. Isto existe por uma questão de controlo de custos e poupança de energia. Quantas e quantas vezes o pessoal sai dos quartos e deixa as luzes todas acesas? Não queiram saber...
7 - o quarto é muito colorido, ou o quarto é muito monocromático... hummm gostos não se discutem e ficamos assim...
8 - o meu quarto não tem vista para o mar!!! Eu juro que não percebo! Ainda mais quando passam o dia fora e só vêm dormir... e além disso estarmos situados em terra de praia não significa que estamos NA praia.
9 - os quartos são pequenos ou os quartos são grandes demais... ( e estamos a falar do mesmo quarto) pronto nem sei o que dizer... as noções de espaço variam de pessoa para pessoa.
10 - e por último... eu lembrei-me de qualquer coisa mas, entretanto, esqueci-me. Por isso, se se lembrarem de mais alguma coisa, não hesitem em ajudar a compor esta lista.
Posto isto, da próxima vez que estiverem descontentes com alguma coisa, falem com o/a rececionista. Não deixem que uma coisa que pode ser facilmente resolvida, vos estrague ou mine uma estadia. Vocês não têm noção do que uma coisa destas pode afetar a vossa opinião sobre um hotel.
Nós tentamos andar em cima de tudo, mas às vezes as coisas escapam-nos. São humanos que preparam o vosso quarto com muito amor e carinho e sempre com o objetivo de exceder as vossas expectativas. Ah! E quando forem falar com os rececionistas: Sejam meiguinhos! São as pessoas que têm o trabalho difícil de sorrir mesmo quando a vida lhes vai mal. São as pessoas que têm de esconder as verdadeiras emoções em nome do bem-receber e bem-servir. Por trás do sorriso de um rececionista, às vezes, há uma vida dura. Mas estamos sempre lá para fazer da vossa estadia, uma experiência inesquecível (e isto é válido para o atndimento ao público em geral).
Espero que tenham tido uma óptima estadia e até breve!
imagem retirada de https://contaonline.pt/blog/livro-de-reclamacoes-electronico-obrigatorio-a-partir-de-julho-2018/
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.